estar grávida e não sentir nada
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não sentir nada?

Muitas mulheres associam a gravidez aos sintomas comuns, como náuseas, fadiga e alterações de humor, porém, algumas mulheres podem não sentir nada. Isso ocorre porque cada mulher é única e a experiência da gravidez pode variar de pessoa para pessoa.

Por exemplo, geralmente a primeira coisa que as mulheres pensam na hora de confirmar ou não uma gestação é a ausência da menstruação. Nesse sentido, a mulher pode sofrer alguns sangramentos leves, que podem ser facilmente confundidos com uma menstruação irregular.

É daí que vem aquele mito de que você pode estar grávida mesmo “menstruando”. 

agendar consulta

É possível estar grávida e não sentir nada?

Em casos raros, a mulher pode sim não saber que está grávida por semanas, e até mesmo meses. 

Um possível motivo para isso acontecer é quanto a mulher já sofre com sintomas que seriam comuns na gravidez. Por exemplo, uma mulher que já sofre com náuseas ou refluxo poderia ignorar esses sintomas como um sinal de gravidez. 

Ainda, em casos mais raros ainda, a mulher que usa pílulas anticoncepcionais que interrompem o ciclo podem engravidar e não considerar essa possibilidade, visto que ela não menstrua. 

Você pode gostar também::: Suplementação na gravidez: quais vitaminas são essenciais no primeiro, segundo e terceiro trimestre?

Não sentir nada na gravidez significa uma gestação saudável?

Não necessariamente.  

Muitas mulheres passam meses sofrendo com enjoos, oscilações de humor, cansaço e dores, mas ao mesmo tempo, mantêm uma gestação muito saudável e sem riscos. 

E o contrário também é possível. 

Por exemplo, algumas condições como a pré-eclâmpsia, podem não apresentar sintomas óbvios. Bem como a diabetes gestacional, pode ser assintomática em seus estágios iniciais.

Por isso, é importante fazer consultas pré-natais regulares com um profissional de medicina materno-fetal para detectar sinais de risco e monitorar o progresso da gestação. Exames de rotina e testes pré-natais também são fundamentais para detectar possíveis problemas precocemente e tomar medidas para minimizar os riscos.

Por fim, gostaria de salientar aqui a importância em ouvir o seu corpo. Viver em um constante estado de adoecimento, sentindo os sintomas e ignorando-os, aumenta as chances de você engravidar e não notar. Além disso, você fica com a saúde comprometida e pode até mesmo enfrentar dificuldades ao tentar iniciar uma gestação. 

E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde materno-fetal, exames de pré-natal e saúde da gestante, acesse o meu canal no youtube! Lá eu compartilho novos vídeos semanalmente. 

Arlley

Compartilhe este artigo