pré-eclâmpsia na gestação
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

O que fazer para evitar a pré-eclâmpsia na gestação?

E existe um consenso entre os especialistas de que uma dieta saudável, descansar o suficiente e fazer exercícios durante a gravidez são fatores importantes para evitar a pré-eclâmpsia. Esta que é uma condição médica caracterizada por pressão alta que pode levar a convulsões, danos ao fígado e até a morte. Afeta entre 7% de todas as mulheres grávidas no Brasil.

O que é a pré-eclâmpsia?

Quando uma gestante passa a apresentar aumento de pressão arterial combinada com outra complicação como a perda de proteína pela urina, consideramos que ela pode sofrer com pré-eclâmpsia.  

Ainda, a mulher pode apresentar outras alterações hepáticas, pulmonares, renais ou até mesmo cerebrais. 

Nesse sentido, quando não tratado, esse quadro evolui para eclâmpsia, que faz com que a gestante entre em estados convulsivos.

Outro ponto importante é que classificamos como pré-eclâmpisa o aumento de pressão arterial combinado a alguma outra alteração a partir da 20° semana de gestação. 

Como evitar a pré-eclâmpsia?

Geralmente ela tem ligação com o processo de formação da placenta. Nesse sentido, temos 4 pilares fundamentais de prevenção: alimentação, exercício físicos, sono de qualidade e bons hábitos. 

A alimentação:

A prevenção da pré-eclâmpsia começa antes mesmo da gestação, através da suplementação e mudanças na dieta. 

Logo, indico que você consuma boas quantidades de proteína, cálcio, ferro e zinco. Exemplos incluem:

  • Peixes como salmão ou sardinha
  • Vegetais verdes (como brócolis)
  • Nozes e sementes como amêndoas ou sementes de abóbora
  • Ovos
  • Produtos lácteos como iogurte ou queijo de vacas não tratados com hormônios de crescimento
  • Tofu feito de soja (o tofu contém ácidos graxos benéficos).

Além disso, tenha na suplementação um bom aliado melhorando seus níveis de Ômega-3, Vitamina D, Ferro, Vitaminas do complexo B, Selênio e Zinco, Vitamina A e Iodo.

O exercício físico

Considero fundamental a gestante ser fisicamente ativa. E aqui não estou falando de você ter que pegar pesado na malhação. Geralmente,  uma caminhada de 50 minutos pelo menos quatro vezes por semana já faz diferença. 

Um bom programa de exercícios também pode aumentar seus níveis de energia para que você se sinta melhor durante a gravidez. Inclusive, essa pratica também pode ajudar a reduzir a pressão arterial! 

Além disso, se exercitar e comer bem também melhoram a qualidade do sono. Isso diminui a quantidade de vezes que você acorda durante a noite e torna o sono revigorante. 

Você pode gostar também::: Rastreamento da pré-eclâmpsia durante a gestação: é relevante fazer?

Dessa forma, a receita certa para evitar a pré-eclâmpsia é apostar em uma vida equilibrada! Cuidar da saúde da mente e do corpo é decisivo para uma gestação segura e feliz. 

E se você quer se preparar para uma gestação ou está no início dessa fase, o link para ter um pré-natal de excelência está disponível abaixo! 

agendar consulta

Compartilhe este artigo