estresse na gravidez
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

5 efeitos do estresse na gravidez que podem afetar o bebê

O estresse pode ser a causa de diversos problemas durante a gravidez e ter consequência para o bebê, tanto durante a vida intrauterina quanto após o parto. 

Inclusive, durante a gestação, o estresse pode ser responsável por abortos, pré-eclâmapsia, restrição de crescimento fetal e prematuridade. Por isso, é importante que você fique atenta aos sinais do estresse, dentre eles:

  • Dores de cabeça 
  • Excesso ou perda de apetite
  • Dificuldade para dormir 
  • Pensamentos repetitivos 

Como o estresse afeta a gravidez e o bebê?

Quando passamos por situações estressantes, o nosso corpo libera vários químicos no organismo para lidarmos com esse tipo de situação. Porém, durante uma gestação, problemas relacionados ao estresse prolongado podem ter duras consequências. 

Estresse excessivo pode atrapalhar o crescimento do bebê

A restrição de crescimento fetal tem uma ligação direta com mecanismos neuroendócrinos, os quais são afetados pelos desequilíbrios que o estresse causa. Dessa forma, bebê recebe menos oxigênio e sangue, o que atrapalha o seu desenvolvimento

Diabetes 

Mães muito estressadas têm maior tendência em consumir alimentos açucarados e fast foods. E isso aumenta os riscos para diabetes gestacional e para que a criança desenvolva diabetes tipo 2 no futuro.  

Pré-eclâmpsia 

Passar por períodos prolongados de estresse aumenta a pressão sanguínea e os níveis hormonais da mãe. Tudo isso torna favorável o surgimento de pré-eclâmpsia. Logo, em muitos casos, a gestante pode ser aconselhada a se afastar do trabalho durante o período de gestação.  

Você pode gostar também::: Ultrassonografia 3D e 4D: saiba quais as principais diferenças e em que período gestacional realizar estes exame

O estresse pode impedir que você aproveite sua gravidez 

Gestar uma vida é um momento muito importante na vida de uma casal. É nesse momento que eles começam uma família! E por isso, durante a gestação, sempre priorize a sua saúde e a do seu bebê. 

Digo isso porque nenhum tipo de estresse vale a saúde da sua família! 

Espero que este artigo tenha sido relevante e ajudado a responder suas dúvidas! Mas para saber mais sobre saúde materno-fetal, inscreva-se também no meu canal no youtube

Compartilhe este artigo