Qual a importância da medicina fetal para um pré-natal de excelência

Qual a importância da medicina fetal para um pré-natal de excelência?

A medicina fetal é uma subespecialidade na área da medicina ginecológica e obstétrica que atende exclusivamente às necessidades de pré-natal. O principal objetivo desta especialização é o cuidado com a saúde da gestante e do bebê.

Porém, muitas pessoas acreditam que só devem ser encaminhadas para um médico de medicina fetal quando há riscos na gravidez ou quando a gestante tem algum problema de saúde ou foi feito diagnóstico de malformação fetal. Na verdade, essa área da medicina é especializada em garantir um pré-natal de excelência, o qual garante uma gestação muito mais segura.

O que é a medicina fetal?

Antes da década de 70, os médicos responsáveis pelo pré-natal e saúde das gestantes não tinham quase nenhum tipo de aparato para verificar a saúde do bebê durante sua vida intrauterina.

Nesse momento os médicos precisavam se guiar sem a ajuda de exames de imagem, apostando em exames de toque, análise de batimentos cardíacos e os relatos da gestante.

Porém, nos anos 70 chega ao Brasil a tecnologia de ultrassom, o que possibilitou que os médicos conseguissem ver o feto para fazer o seu acompanhamento de saúde.

E nos últimos anos o ultrassom evolui muito! Tornando possível fazer um acompanhamento muito mais detalhado, inclusive viabilizando a coleta de material fetal para exames.

Dessa forma, havia uma necessidade em termos uma área da medicina exclusivamente dedicada a esse tipo de cuidado. Daí nasce a medicina fetal.

Você pode gostar também::: Entenda a importância da ultrassonografia obstétrica com Doppler para a saúde materna e fetal

Qual a importância de um pré-natal de excelência?

Um pré-natal de excelência parte da premissa de a gestante ter um acompanhamento especializado e individualizado da sua gestação.

Logo, a presença de um profissional da medicina fetal é de suma importância. Isso porque, ele é o profissional capaz de analisar todos os dados que podem indicar riscos para a gestante e para o bebê.

Por exemplo, através do acompanhamento de excelência, é possível prever riscos de:

• Perdas gestacionais
  • Malformações
  • Pré-eclâmpsia
  • Parto prematuro
  • Problemas cardíacos fetais

Além disso, o profissional de medicina fetal consegue realizar diversos tipos de exames de ultrassom muito mais assertivos. Dessa forma conseguimos precisar a idade fetal com mais precisão, além de identificar com antecedência complicações que prejudiquem a gestante.

Qual a diferença de um obstetra para um médico de medicina fetal?

Basicamente, o médico de medicina fetal é um obstetra com um maior aprofundamento em saúde materno-fetal e em gestações de alto risco.

Porém, como você pode ver, o médico de medicina fetal é quem poderá dar à gestante todo o aporte necessário para garantir uma gravidez segura. Nesse ponto, ele irá investigar todo e qualquer fator de risco antes mesmo dos sintomas aparecerem.

Foi justamente por isso que eu escolhi essa especialização, porque acredito que a prevenção e o cuidado integral têm o poder de salvar vidas. E se você tem dúvidas ou gostaria de iniciar o seu pré-natal comigo, o link para agendar uma consulta está logo abaixo!