aumentado na gravidez

Quais são as principais causas de líquido aumentado na gravidez?

O líquido amniótico aumentado pode ser um alerta de que a gravidez precisa de atenção médica extra.  Ele é o que envolve e protege o bebê durante a gestação, também é responsável pelo fornecimento de oxigênio e por manter a temperatura adequada durante a vida intrauterina.

Também conhecido como Polidrâmnio, o líquido amniótico costuma aumentar progressivamente ao longo da gestação, podendo chegar em até um litro nas últimas semanas. E além de proteger o feto, este líquido auxilia no desenvolvimento muscular e até mesmo de alguns órgãos.

Nesse sentido, tanto a baixa quanto o aumento do líquido amniótico podem apresentar riscos.

Quais as causas do líquido aumentado na gravidez?

O líquido aumentado tem uma relação direta com problemas de saúde materno-fetais. E tais problemas são investigados e tratados através do rastreio durante o pré-natal.

Os problemas mais comuns que costumam causar o Polidrâmnio são:

• Diabetes materno
  • Problemas de má formação no sistema digestivo do bebê
  • Infecções, tanto da mãe quanto do bebê
  • Problemas de circulação na placenta
  • Anemia fetal

Você pode gostar também::: A influência da alimentação saudável na saúde fetal durante o período gestacional

Como é o diagnóstico e tratamento?

Durante os exames de rotina, o médico mede a altura uterina e, ao reparar em um aumento do útero, pode solicitar um ultrassom.

Através do índice de líquido amniótico ou medida de maior bolsão vertical o médico pode estimar se há excesso.

Já o tratamento depende do agente causador. Por exemplo, é possível que exista o aumento de líquido sem a presença de uma patologia como aquelas que citei anteriormente.

Nesses casos, recomendo apenas que a gestante mantenha suas consultas de rotina e o acompanhamento do líquido aumentado.

Porém, na presença de uma doença como a diabetes gestacional, o tratamento consiste em mudanças na dieta, repouso e até mesmo o uso de medicamentos para manter a patologia sob controle.

Dessa forma, líquido amniótico é um fator essencial na saúde e desenvolvimento do bebê. Por isso, em um pré-natal integrado e de excelência, o cuidado com esse líquido começa antes mesmo da gestação. Dessa forma, através da suplementação e cuidados gerais com a saúde, consegue preparar o seu corpo da melhor forma possível para gerar uma nova vida.

E se você quer saber mais sobre saúde materno-fetal, conheça o meu canal no Youtube!