A gravidez é um momento que traz diversas alterações fisiológicas no corpo da gestante e uma delas pode ser a pressão arterial baixa.
Conhecida também como hipotensão, é uma condição que pode ocorrer em algumas mulheres grávidas, e é importante entender se essa condição é perigosa para a mãe e para o feto.
O que significa a pressão baixa na gravidez?
A hipotensão na gravidez é definida como uma queda da pressão arterial para valores inferiores a 90/60 mmHg. Os sintomas mais comuns da pressão arterial baixa incluem tonturas, fraqueza, fadiga, náusea e desmaios. E ela pode ser provocada por diversos fatores, como desidratação, desequilíbrio hormonal, falta de nutrientes essenciais e, em alguns casos, problemas cardíacos.
Você pode gostar também::: Como é feito o rastreio e prevenção da pré-eclâmpsia?
Embora a hipotensão na gravidez possa ser preocupante, ela geralmente não representa um risco grave para a mãe e para o feto. No entanto, em alguns casos, a hipotensão pode indicar a presença de outras condições médicas.
Além disso, a hipotensão acentuada na gravidez pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo para o feto, o que levaria a problemas de crescimento e desenvolvimento fetal. É por isso que sempre durante os atendimentos o médico monitora a pressão arterial e busca indícios de alterações.
Como controlar a pressão baixa?
Quando a pressão baixa não representa um sintoma de algum quadro mais grave, fazemos o tratamento a partir de mudanças de estilo de vida.
Dessa forma, existem algumas diretrizes gerais para manter essa questão sobre controle:
- Coma regularmente: Ficar muito tempo sem comer pode causar queda da pressão arterial. É importante comer pequenas refeições ao longo do dia, de preferência a cada 3 horas.
- Evite alimentos e bebidas estimulantes: Café, chá preto, refrigerantes com cafeína e bebidas alcoólicas podem ocasionar quedas na pressão.
- Descanse: O repouso é importante durante a gravidez, especialmente se você sentir tonturas ou fraqueza. Tente dormir pelo menos 8 horas por noite e tire um cochilo durante o dia, se possível.
- Mantenha uma dieta saudável e beba bastante água: Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a manter a pressão arterial estável. Certifique-se de incluir alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como folhas verdes escuras, frutas e carnes magras. Além disso, mantenha bons níveis de hidratação
- Pratique atividade física moderada: A atividade física moderada pode ajudar a manter a pressão arterial estável.
Como você pode ver, manter um estilo de vida saudável é sempre a base para manter uma gestação segura, tanto para a mãe quanto para o bebê! E se você quer saber mais sobre cuidados materno-fetais, saúde da gestante e fertilidade, me siga também nas redes sociais. Você me encontra no Facebook e no Instagram.