influência da alimentação saudável na saúde fetal
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

A influência da alimentação saudável na saúde fetal durante o período gestacional

A alimentação saudável, tanto no período de pré-concepção quanto durante a gestação, é de extrema importância para a programação metabólica materno-fetal. Isso significa ter um cuidado acerca da alimentação e saúde geral da mulher para que ela repercuta de forma positiva na saúde da criança ao longo de sua vida. 

Por exemplo, a ingestão de alimentos pobres em nutrientes pode tornar a criança mais suscetível a problemas de natureza metabólica como a obesidade. Ou ainda, problemas de saúde cardiovascular como hipertensão. 

A alimentação saudável na saúde fetal e a importância da programação metabólica

A objetivo da programação metabólica materno-fetal é garantir um ambiente intrauterino saudável para o bebê. Dessa forma, garantimos as melhores condições de desenvolvimento para a criança, diminuindo riscos como prematuridade e até restrição de crescimento fetal.  

E o principal pilar da programação metabólica é justamente a alimentação. Nesse sentido, é ela a maior responsável por prevenir doenças crônicas na vida extrauterina. 

Por isso, além de ter uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais e variados, a suplementação é um grande aliado das gestantes e futuras mamães. Inclusive, eu sempre digo para minhas pacientes que toda a gestante deve ter um(a) nutricionista para chamar de seu(sua)! 

Como deve ser o acompanhamento da alimentação da gestante? 

É fundamental que você, gestante, receba atendimento de uma equipe multidisciplinar. Assim, cada trimestre da gestação será acompanhado de perto em todos os seus âmbitos. 

E com a alimentação é a mesma coisa: trimestralmente o seu médico irá verificar a quantidade e concentração de determinados nutrientes essenciais para a saúde do seu bebê, dentre eles: 

  • Zinco e selênio, fundamentais para a formação da placenta
  • Nutrientes do complexo B 
  • Ferro, principalmente no segundo e terceiro trimestre de gestação para garantir o crescimento fetal e desenvolvimento neurológico
  • Vitamina D, diminui as chances de desenvolvimento de pré-eclâmpsia, diabetes e restrição de crescimento
  • Vitamina A
  • Ômega-3, fundamental no período pré e gestacional, mas com grande importância em todos os trimestres

É importante salientar que os nutrientes acima precisam ser suplementados em quase todos os casos.

Você pode gostar também::: Ultrassonografia 3D e 4D: saiba quais as principais diferenças e em que período gestacional realizar estes exame

Faça um pré-natal de excelência 

O acompanhamento nutricional e obstétrico da gestante faz toda a diferença para uma gravidez segura e um parto mais tranquilo. 

E é exatamente esta a proposta de um pré-natal de excelência: através da medicina materno-fetal e integrativa, investigar todos os sintomas e propiciar um atendimento completo.

E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde materno-fetal, exames e programação metabólica, me siga também nas redes sociais. Você me encontra no Facebook e no Instagram

Compartilhe este artigo