exames ultrassonográficos e suas funções em cada trimestre da gravidez
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

Os principais exames ultrassonográficos e suas funções em cada trimestre da gravidez

Os exames ultrassonográficos são básicos para qualquer gravidez. Eles são os exames responsáveis por detectar anomalias, malformações, restrição de crescimento, entre outros. E a detecção precoce de qualquer problema é o que possibilita realizar um tratamento mais efetivo e garantir a segurança tanto da mãe quanto do bebê.

E existem diversos exames de ultrassom que uma gestante pode fazer, dependendo do seu caso.

Arlley

Quais exames ultrassonográficos uma gestante deve fazer?

Cada gestação é única e tem suas particularidades, mas existem alguns exames que são considerados básicos para acompanhar o desenvolvimento intrauterino do bebê:

Ultrassonografia transvaginal: este é o primeiro exame realizado na gestação, por volta da 5° semana, e ele existe para confirmar a gravidez e precisar o seu estágio. Ele também analisa a possibilidade de uma gestação múltipla e se esta é uma gravidez viável, ou seja, intrauterina. 

Ultrassonografia de primeiro trimestre: exame indispensável para a detecção de questões como a Síndrome de Down, o ultrassom de primeiro trimestre é realizado a partir da 11° semana de gestação. Além disso, ele também é importantíssimo para que o médico de medicina fetal avalie o risco de pré-eclâmpsia.

Ultrassonografia de segundo trimestre: um dos exames mais aguardados da gestação, o ultrassom de segundo trimestre revela o sexo do bebê, avalia o crescimento fetal, o desenvolvimento dos seus orgãos internos, abertura do colo do útero e se há risco de parto prematuro. E o ultrassom de segundo trimestre acontece a partir da 20° semana de gravidez. 

Ultrassonografia de terceiro trimestre: neste momento os pais podem solicitar uma ultrassonografia em 4D. Com ela, os pais já poderão ver o bebê formado em três dimensões, como um vídeo ainda dentro do útero. 

Você pode gostar também::: Ultrassonografia 3D e 4D: saiba quais as principais diferenças e em que período gestacional realizar estes exame

Realizado a partir da 26° semana de gestação, ele existe para refinamos as preparações para o parto. Assim, o médico verifica questões referentes à qualidade da placenta, líquido amniótico, posição dentro do útero e o peso do bebê.

Em caso de uma gestação de alto risco, casos de pré-eclâmpsia, por exemplo, o médico realizará o exame obrigatoriamente com Doppler

Faça um pré-natal de excelência!

Embora os exames listados acima sejam de suma importância para garantir o desenvolvimento seguro o seu filho, um acompanhamento de excelência também prevê cuidados como: 

  • Suplementação
  • Exames laboratoriais 
  • Acompanhamento e tratamento de possíveis condições adversas 

É exatamente este tipo de cuidado que eu ofereço a minha pacientes! E se você quer fazer parte do time das Gestantes que Vencem, acesse o link abaixo, será um prazer poder fazer parte desse momento único na sua vida: 

Compartilhe este artigo