hábitos influenciam na saúde do feto
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

Não faça isso na gestação! Estes hábitos influenciam na saúde do feto

Alguns hábitos que as mulheres têm na sua rotina podem ser inofensivos, porém, ao entrar em uma gestação, eles podem influenciar na saúde do feto!

Inclusive, alguns desses hábitos são desaconselhados até mesmo no período de pré-concepção, quando o casal se prepara para uma gestação. 

agendar consulta

Os hábitos alimentares que influenciam na saúde do feto

Não é novidade que consumir álcool representa um risco para a saúde da população geral, mas no caso das futuras mamães, isso se torna mais problemático ainda. 

Para as tentantes, o álcool interfere na fertilidade através da modificação dos níveis hormonais. Dessa forma, o ciclo menstrual fica prejudicado e até mesmo a ovulação pode ser retardada. 

Já no caso das gestante, o álcool aumenta as chances de o bebê nascer prematuro ou de aborto. Além disso, bebidas alcoólicas são responsáveis por altas taxas de malformações fetais e síndrome alcoólica-fetal.

Agora, falando em alimentos, é imprescindível que as tentantes e gestantes evitem sempre que possível alimentos ultraprocessados, gordurosos ou ricos em açúcar refinado. Isso porque, além de aumentarem – e muito – os riscos para diabetes gestacional, esse tipo de alimentos piora os desconfortos dessa fase. Por exemplo, as mulheres tendem a ficar mais inchadas, sofrer com prisão de ventre e se sentirem ainda mais indispostas. 

Inclusive, para as tentantes, o consumo desse tipo de alimentos também aumenta a resistência insulínica, levando à diabetes tipo 2. Essa doença crônica pode levar à infertilidade. 

Cuidado com o sedentarismo

Ficou no passado a ideia de que gestantes não devem se exercitar!

Na verdade, hoje em dia a assistência materno fetal já avançou muito e sabemos que o exercício físico segue sendo de suma importância na gestação. 

Dentre os benefício do exercício físico para as gestantes destaco aqui:

  • Diminuição na retenção de líquidos
  • Melhora da disposição 
  • Regulação do humor 
  • Melhora o sono 

Ainda, a prática de exercícios ajuda a diminuir as chances de a gestante desenvolver depressão pós-parto!

Você pode gostar também::: Suplementação na gravidez: quais vitaminas são essenciais no primeiro, segundo e terceiro trimestre?

E se você está se preparando para conceber um filho, saiba que o fortalecimento dos músculos nesse período ajuda a atenuar as futuras dores nas costas tão comuns da gestação. Além de, é claro, criar um ambiente mais saudável para a vida intrauterina do seu filho. 

Tanto a alimentação quanto a prática de exercícios físicos sempre devem ser acompanhadas por uma equipe médica. Principalmente porque, dependendo do tipo de gestação, alguns alimentos podem ser contraindicados e alguns nutrientes suplementados. Também, os exercícios precisam sempre ser supervisionados para garantir que a gestante não sofra lesões. 

Espero que esta leitura tenha sido relevante para você e tenha respondido suas dúvidas! E se você gostaria de ver mais conteúdos sobre saúde materno-fetal, gravidez segura e exames, inscreva-se no meu canal no youtube!

Compartilhe este artigo