Ultrassonografia na gravidez
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

Ultrassonografia na gravidez: saiba quais exames necessários para cada trimestre

A ultrassonografia é sempre um momento muito especial para os pais por ser, entre outras coisas, o exame responsável pela revelação o sexo do bebê. Além de possibilitar o acompanhamento da saúde materno-fetal.  

Mas além de ser um momento mágico para os pais, é durante as ultrassonografias que o médico poderá verificar questões de saúde como um possível problema de má formação. Ainda, ele irá verificar se há o risco de um parto prematuro ou outros indicativos de gestação de risco. 

E à medida que a gestação avança, os objetivos da ultrassonografia mudam. Para entender melhor qual a importância de cada exame por trimestre, continue esta leitura!

Ultrassonografia para cada trimestre na gravidez:

Este exame é realizado no consultório e preferencialmente por um médico especializado em cuidados materno-fetais. Para realizar o ultrassom, o médico usa o transdutor, aparelho responsável por transformar as ondas sonoras em imagens e possibilitar que o bebê fique visível na tela. 

A ultrassonografia é um exame obrigatório de pré-natal, ao qual todas as gestantes devem passar independente da gestação ser de baixo ou alto risco. 

Primeiro trimestre:

O primeiro ultrassom é realizado via transvaginal e acontece entre a sétima e oitava semana. Nele, o médico insere o transdutor no canal vaginal para ter uma visão mais detalhada das estruturas da gravidez. 

É na primeira ultrassonografia que descobrimos com precisão o tempo de gestação e também podemos estimar a data provável do parto. Também nesse primeiro momento, o profissional irá avaliar a qualidade da placenta, se o embrião está no útero ou se esta é uma gravidez eutópica. E por fim, fazer os primeiros acompanhamentos do ritmo cardíaco e a possibilidade de uma gestação múltipla. 

Após o primeira ultrassom, é recomendado que seja feita a morfológica do 1º trimestre, entre 11 e 13 semanas e 6 dias, sendo possível neste exame avaliar a formação do bebê e, ainda fazer o cálculo de risco para pré-eclâmpsia e cromossopatias como a síndrome de Down.

Segundo trimestre

A segunda ultrassonografia é chamada de morfológica e é realizada com o transdutor na região do abdômen entre a 18ª e 24ª semana de gestação. E esse é, provavelmente, o ultrassom mais emocionante para o casal, por ser quando descobrimos o sexo do bebê através das imagens. 

Portanto, na ultrassonografia morfológica o médico avalia:

  • O desenvolvimento dos órgãos do bebê
  • Qualidade da placenta e líquido amniótico 
  • Verifica se há abertura do colo do útero 
  • Comprimento do colo uterino e risco de parto prematuro

Ultrassonografia no último trimestre:

No último exame de ultrassom os pais já conseguem ver o bebê formado!

Esta ultrassonografia também é feita no abdômen e acontece a partir da 26ª semana. Nesse momento o médico faz o acompanhamento, principalmente do crescimento e vitalidade fetal, sendo a realização deste exame com Doppler obrigatória para gestação de alto risco, como casos com pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, por exemplo.

Nesta ultrassonografia também verificamos:

  • Aspecto da placenta
  • Volume de líquido amniótico 
  • Peso do bebê 
  • Posição do bebê dentro o útero
  • Possibilidade de ver o rosto do bebê com a ultrassonografia 3D

Dessa forma, os exames de ultrassonografia são fundamentais e uma das principais formas de garantir uma gestação mais segura para a mãe e para o bebê. Como você pode ver, é com esses exames que prevenimos complicações e possibilitamos o planejamento do parto. 

Você pode gostar também::: Suplementação na gravidez: quais vitaminas são essenciais no primeiro, segundo e terceiro trimestre?

Logo, o acompanhamento com o médico de medicina fetal é imprescindível para que o seu pré-natal seja de excelência! E se esse é o seu desejo, o link para começar o seu planejamento pré-concepcional ou acompanhamento de pré-natal está logo abaixo. 

Compartilhe este artigo