Aborto de repetição Entenda as suas causas e como prevenir
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

Aborto de repetição: Entenda as suas causas e como prevenir

Embora seja pouco comentado, o aborto de repetição é um assunto presente na vida de muitos casais e que precisa da nossa atenção. 

O aborto de repetição é a perda gestacional que ocorre de forma recorrente durante a primeira metade de gestação. Definimos como aborto de repetição quando a mulher teve mais de duas perdas gestacionais consecutivas e espontâneas antes de completar 22 semanas de gravidez. 

Continue a leitura e entenda quais as possíveis causas e as melhores formas de prevenir!

Leia também::: O que é programação metabólica materna e fetal?

O que causa o aborto de repetição?

O mais comum nestes casos, é uma combinação de fatores que levam ao aborto e esses motivos variam de pessoa para pessoa. 

Os fatores mais comuns são questões relacionadas à genética, estilo de vida, problemas de saúde da mulher e até mesmo fatores imunológicos. 

Para você entender melhor, irei me aprofundar em cada um deles abaixo: 

  1. Estilo de vida: Eu sempre comento aqui que uma gravidez saudável começa antes da concepção. E esse cuidado deve se estender ao longo de toda a gestação. Por isso, gosto de indicar que minhas pacientes mantenham visitas regulares ao seu nutricionista, sigam uma dieta balanceada, façam atividade física, para conseguirem promover um ambiente intrauterino saudável para o desenvolvimento do bebê que está chegando. 
  1. Genética: A carga genética dos pais tem grande impacto quando falamos em aborto de repetição. Por exemplo, cerca de 5% dos casais apresentam alterações cromossômicas pelas translocações dos genes e mudanças dos cromossomos sexuais, o que pode causar o aborto. Além disso, alterações genéticas no óvulo podem causar má formação no feto, ocasionando a sua perda. 
  1. Problemas de saúde da mulher: A trombofilia é uma condição na qual a mulher fica com o sangue mais espesso, chamamos isso de hipercoagulabilidade sanguínea. Outro fator importante é a Endometrite, bactéria alojada no endométrio que causa inflamação no útero. 
  1. Fatores imunológicos: A SAF – Síndrome antifosfolípide – é uma doença autoimune que aparece em cerca de 15% dos abortos de repetição. A sua presença atrapalha o desenvolvimento embrionário através de processos  inflamatórios e trombose dos vasos da placenta.

Como prevenir o aborto de repetição?

Se você teve abortos de repetição, é muito importante analisar o material genético do aborto e a realizar pesquisa de trombofilia e outras condições maternas. Existem chances de o medico conseguir diagnosticar o motivo desses abortos através dessa análise, porém isso não é garantido. 

Infelizmente a maior parte dos casos não tem uma causa exata. 

Mas existem algumas formas de se prevenir do aborto antes da concepção. Dentre elas eu destaco os exames pré-concepcionais e a construção de um estilo de vida mais saudável. 

Baixe gratuitamente o e-book Top 5 exames de pré-natal ultrassonográfico

:

Quais exames devo fazer antes da concepção? 

Os exames antes de iniciarmos uma jornada para conceber um bebê geralmente incluem exames completos de sangue, urina, fezes e sorológicos. 

Os exames sorológicos devem verificar a presença de doenças como citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS. 

Importante reforçar quanto aos exames para pesquisa por deficiências nutricionais com a correta suplementação de acordo com a necessidade de cada pessoa.

A futura mãe também precisa ter o seu aparelho reprodutivo examinado. Dessa forma, exames de rotina como papanicolau e ultrassom são necessários. Já ao futuro pai, pode ser indicado realizar um espermograma para contagem e verificação da qualidade dos espermatozoides. 

Além disso, em casos em que um dos integrantes do casal tenha histórico de malformação na família, o médico pode solicitar um exame genético. 

A melhor forma de garantir uma gravidez segura e feliz, é através da informação correta. Dessa forma você compreende os fatores de risco, aprende as melhores formas de se prevenir contra problemas e surpresas bem como a importância em construir bons hábitos. 

Por isso, convido você a conhecer o meu canal no youtube! Lá eu posto conteúdos semanais, sempre focados no bem estar materno-fetal, informações sobre exames e também respondendo as suas dúvidas mais comuns nesse momento tão especial da vida. 

CONHEÇA O MEU CANAL NO YOUTUBE 

Compartilhe este artigo