O que é programação metabólica materna e fetal
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

O que é programação metabólica materna e fetal?

A programação metabólica materna e fetal é um conceito criado para compreendermos como os hábitos de vida da mãe impactam diretamente na saúde do bebê em curto e longo prazo.  

Conseguir prevenir doenças e mudar hábitos de vida antes da concepção pode ser decisivo na saúde de uma criança. Mas isso não significa que, caso a mãe não saiba que está grávida e tenha algum hábito nocivo, isso irá prejudicar permanentemente o seu bebê. 

Para entender como isso acontece, continue lendo este artigo e descubra como a vida intrauterina impacta o desenvolvimento da criança no futuro. 

O que é programação metabólica materna e fetal? 

Isso significa, por exemplo, preparar o organismo da mulher para a concepção através de uma avaliação multifatorial. Dessa forma, uma equipe irá trabalhar para minimizar os riscos que já existem de acordo com o estado de saúde da futura mãe. 

Além disso, também são investigadas as condições que favorecem o surgimento de doenças na vida adulta desse bebê, especialmente aquelas relacionadas ao metabolismo. 

Um exemplo sobre o qual podemos pensar para ilustrar essa questão é o ganho de peso durante a gestação. 

A obesidade na programação metabólica

Quando a gestante não segue um acompanhamento adequado sobre a sua dieta e ganho de peso, é possível que ela engorde acima do nível saudável e consuma alimentos pobres em nutrientes como fast foods. 

E esse estímulo nutricional tem respostas adaptativas do feto, para que ele sobreviva mesmo em condições não ideais. E essa resposta tem consequências para o resto da vida do bebê, como por exemplo alterações na fisiologia, no metabolismo e no epigenoma.

Uma das questões mais pontuais dentro da programação metabólica materna fetal é o risco de resistência insulínica e desenvolvimento de obesidade na vida adulta. 

Isso acontece por alguns motivos, dentre eles está a maior influência dos gametas da mãe do que os do pai e as alterações adaptativas que o feto sofre a partir dos hábitos alimentares da gestante. 

Nesse sentido, manter uma alimentação saudável pode prevenir diversas doenças não transmissíveis na vida adulta como problemas cardíacos, distúrbios metabólicos e até intolerância a certos tipos de alimentos. 

Os hábitos da mãe irão ditar a saúde do bebê para sempre?

Essa é uma questão bastante delicada e a resposta depende de vários fatores. 

Por exemplo, se a mãe é fumante e cria o seu filho em um ambiente onde existe o consumo de tabaco, as chances de ele crescer e se tornar um dependente desse aditivo são grandes. 

Porém, caso a mãe tenha hábitos ruins como uma má alimentação durante a gestação, mas mude o seu comportamento e repasse isso à criança, esse jogo pode mudar. Isso porque, além da influência intrauterina, a influência do meio em que a criança vive também é muito forte. 

Logo, é possível que um quadro estabelecido na gestação seja revertido através da adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida. 

Leia também::: Fatores de risco para perdas gestacionais

Como saber se estou saudável para conceber um bebê?

Eu sempre gosto de dizer que a preparação é a chave para uma gestação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. E existem exames que podem te ajudar nessa jornada em se tornar uma gestante que vence!

Dentre eles posso destacar os seguintes exames laboratoriais:

  • Hemograma;
  • Ferritina e saturação de transferrina;
  • Fator Rh;
  • Glicose;
  • Dosagem de micronutrientes;
  • Sorologias para toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola;

Leia também::: 7 dicas para uma gravidez saudável

Além disso, busque um acompanhamento que observe todos os fatores de risco que podem aparecer na sua gestação consultando um especialista em cuidado materno-fetal. Esse profissional será a melhor pessoa para aconselhar e explicar como ter uma gestação saudável e tranquila. 

E se você deseja se tornar mãe, a melhor hora de se preparar é agora. Por isso, clique no botão abaixo para agendar a sua consulta comigo e começar a planejar essa nova vida que irá chegar. 

Compartilhe este artigo