3 maneiras de alcançar o bebe arco iris
Picture of Dr Arlley Cleverson

Dr Arlley Cleverson

Medicina Materno Fetal

3 maneiras de alcançar o bebê arco-íris

Chamamos de bebê arco-íris o bebê que nasce após uma perda gestacional. E essa perda pode acontecer na forma de um nascimento de bebê natimorto, de uma morte neonatal ou de um aborto espontâneo. 

Após a perda de um bebê, a mulher passa por um período bastante complicado e sensível. O que afeta não só ela, mas o casal como um todo. Esse momento é marcado pela tristeza em ter perdido algo tão esperado e tão querido. 

Porém, o casal pode tentar novamente e ter um bebê arco-íris. E existem formas de facilitar esse processo.

Como vencer o luto e alcançar o bebê arco-íris?

Uma perda gestacional que era tão esperada é uma dor muito grande, principalmente para a mulher. E é normal que ela, bem como a família, passe por um período de luto. 

E nesse momento é de extrema importância que a mulher tenha o seu espaço respeitado. Além disso, buscar um acompanhamento psicológico é fundamental para ajudá-la a vencer o luto e se preparar para uma nova tentativa. 

Ainda, a mulher entra em um processo chamado de “elaboração”, no qual ela poderá experienciar profunda tristeza e até desespero. E é importante que ela sinta essa dor, porque é através desse contato que ela irá conseguir ressignificar aquela perda e seguir em frente. 

Ou seja, o mais saudável após um aborto é evitar começar as novas tentativas logo em seguida. Isso porque, essa ânsia em engravidar novamente pode acabar sendo uma substituição à primeira.  

Você pode gostar::: Qual a importância da medicina fetal para um pré-natal de excelência?

Como alcançar o bebê arco-íris?

O termo arco-íris é uma metáfora muito bonita para o que acontece durante e após uma perda gestacional: assim como o arco-íris vem após uma tempestade, o bebê vem depois de um período conturbado e carregado de tristeza. 

Mas sempre é possível tentar novamente e abaixo eu listo três dicas fundamentais para que você alcance o seu bebê arco-íris:

1. A culpa não é sua

O primeiro ponto é conseguir deixar o sentimento de culpa para trás. Falo isso porque a maioria das mulheres que perde um bebê sente que essa perda foi sua culpa, algo que ela fez ou que não fez. 

O sentimento exacerbado de culpa acaba atrapalhando tanto no seu processo de recuperação quanto na hora de tentar novamente. Por isso, tratar esse sentimento com um profissional é um primeiro passo imprescindível.

2. Mantenha o estresse e a ansiedade sob controle 

Após o período de luto, quando você se sentir preparada para uma nova tentativa, os seus níveis de estresse e ansiedade podem se tornar fatores de risco. 

Isso acontece porque você quer que tudo dê certo e tenta criar as condições ideais para sua gestação. Dessa forma, qualquer inconveniente pode abalar o seu emocional. 

Por isso, manter o acompanhamento psicológico mesmo após o luto é importante para te manter mais calma e tranquila. 

Meu e-book gratuito: 5 exames de pré-natal ultrassonográfico

3. Cuide da sua fertilidade 

Após um aborto, você pode começar a ovular entre 3 até 4 semanas. Porém, é aconselhado que você use métodos contraceptivos nesse primeiro momento. Porque, além dos motivos de saúde mental que citei acima, o seu útero ainda está muito frágil nesse momento e uma nova gravidez pode ser perigosa. 

Ainda, conversar com o seu médico sobre a sua fertilidade e possíveis motivos que levaram a sua última perda gestacional pode ajudar a prevenir perdas futuras. 

Se você já passou por uma perda gestacional sabe o quanto esse momento é doloroso. Eu mesmo já atendi mulheres que passaram por isso e vi essa dor de perto. Porém, a natureza e o corpo humano são incríveis e capazes de superar diversos obstáculos. Por isso, se o seu desejo é ser mãe e começar uma família, saiba que eu posso ajudar!

E para agendar uma consulta comigo, basta clicar no link abaixo, será um prazer estar ao seu lado e te ajudar a alcançar os seus sonhos. 

Compartilhe este artigo